sábado, 1 de agosto de 2009

Carreira Profissional x Conhecimento x Vinho

















Esta semana eu recebi um email de um amigo que trabalhou comigo no passado. Na época ele estava iniciando sua carreira profissional , tinha grande maturidade e senso de responsabilidade apesar de sua pouca experiência profissional. O anos se passaram e ele progrediu naturalmente em sua carreira. Neste email enviado por ele , em seu contínuo processo de evolução profissional , me relatava que está já algum tempo na atual empresa ,uma multinacional americana , e com boa avaliação por seu pares e subordinados mas que gostaria de dar um novo passo postulando a possibilidade de novas posições dentro da empresa e me perguntava se eu sugeriria alguma ação neste sentido.

Acabei dando um amplo significado a uma simples pergunta mas que é importante contextualizar neste atual cenário do mundo corporativo.
Achei que a minha resposta poderia ser válida para outros profissionais e por este motivo estou sintetizando aqui o pontos chaves do seu conteúdo:

- Visão de Longo Prazo : Pedi que ele projetasse que tipo de Profissional ele gostaria de ser em 10 anos - focando em Habilidades e Conhecimentos que ele deveria ter e não em Cargos e Títulos . No mundo dinâmico que vivemos, as empresas vivem constantes reestruturações e incorporações e assim cargos e títulos são momentâneos conforme as demandas e situações que as empresas vivem ao longo de sua existência. O importante é estar pronto para assumi-los quando estas oportunidades aparecem a sua frente. Estar pronto significa, ter Habilidades e Conhecimentos necessários para estas posições.

- Habilidades Profissionais e Conhecimentos : olhando por esta ótica de longo prazo, estabelecer um Plano de Capacitação para atingir o seu objetivo , ou seja, de forma evolutiva e progressiva ao longo do tempo , buscar desenvolver estas Habilidades e Conhecimentos . Atualmente, muitos jovens profissionais recém saídos dos cursos de graduação, acabam fazendo um curso de MBA com o objetivo de "virar Gerente". O MBA é válido mas para isto é preciso ter vivenciado um certo período na vida profissional, ou este jovem profissional não aproveitará na plenitude o Conhecimento que este MBA está proporcionando.

- Objetivo : Sempre deve estar focado com Conhecimento e não com Cargos e Títulos - a maioria dos profissionais focam errado suas carreiras, colocando como meta cargos e títulos. Existem inúmeras variáveis para que determinada pessoa assuma uma determinada posição, algumas delas você não tem controle e colocar sua meta em cargos e títulos pode gerar frustração. Ao passo que se o seu compromisso é com o Conhecimento , ou seja, evoluir e expandir suas habilidades profissionais em várias frentes, só depende exclusivamente de você.

Como bom apreciador de vinhos, eu costumo traçar um paralelo o desenvolvimento de Carreira a produção de um bom vinho. Nos dois mundos, precisamos de uma boa base ( um bom profissional / uva ) , porém existem variáveis que não controlamos ( instabilidade do mundo corporativo / variações climáticas ) mas independentemente disto, precisamos estar certos que se tivermos o recurso certo, as variáveis que não controlamos forem favoráveis, do lado que depende do Profissional , sua parte será feita ( preparação das Habilidades e Conhecimento / o Enólogo conduzindo o processo de vinificação ) .


Assim, se você está certo que tem uma "boa uva", comece a trabalhar para ser um bom " Enólogo". E lembre-se, um bom vinho leva um certo tempo para ser feito e pode ser guardado por anos e ele continuará bom. Tentar acelerar o processo pode transformar você num produtor de vinagre. A escolha no final é sempre sua.