terça-feira, 30 de junho de 2009

o B do BRIC - que você precisa ajudar a divulgar


Em 2001, o economista chefe do Goldman Sachs, Jim O'Neill, cunhou uma expressão BRIC para definir os países de economia emergente - Brasil, Rússia, India e China que segundo o economista estaria tendo um projeção de PIB maior que o G-7 em 2037. O termo desde então ganhou vida própria e começou a despertar a atenção do mundo globalizado. A atual crise está gerando uma oportunidade para o BRIC, pois boa parte da esperança da retomada do crescimento econômico global estão sendo depositadas nos países que compôe o BRIC e segundo o próprio O'Neill, está se antecipando em 10 anos, ou seja, em 2027 para que o PIB do BRIC estará superando o do G-7. No ambiente corporativo, é importante termos esta consciência e atrair a atenção para o papel do Brasil neste contexto, ou estaremos deixando passar a oportunidade de captar recursos e investimentos para o nosso país. Uma boa sugestão de leitura para construir um sólido discurso sobre o tema é o livro " BRAZIL AS AN ECONOMIC SUPERPOWER? " que tem como um dos editores Lael Brainard que atualmente faz parte do governo Barack Obama. Este livro recente, apresenta os pontos que levam a considerar o Brazil como uma nova potência econômica em um futuro breve. Apoiando-se na evolução da política econômica realizada no país nas últimas décadas, no desenvolvimento de uma matriz energética balanceada , nas fontes de riqueza natural, potencial agrícola do país e na evolução tecnológica o livro contextualiza este cenário favorável ao Brasil nos próximos anos. Certamente, devemos ter em mente que temos condições de crescer de forma sustentável nos próximos anos e mais do que isto, devemos - como Brasileiros - mostrar sempre que tivermos oportunidades este cenário positivo no ambiente corporativo que vivemos. Ou vamos esperar que a Rússia, India e China façam isto por nós ?