
Neste último sábado, dia 04 de Abril de 2009, estive em São Paulo no Solar dos Andradas, historicamente conhecida pois era lá onde residia José Bonifácio . Há várias décadas é a sede do CPOR/SP ( Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva do Exercito Brasileiro ) e o motivo de minha visita era para a comemoração do Jubileu de Prata da formatura de Oficiais da Reserva - R2- formados pelo CPOR/SP em 1984.
Foi uma experiência ímpar e muito emocionante. Reencontrar novamente velhos amigos 25 anos após a conclusão do nosso curso de Oficiais da Reserva foi inesquecível. Era como se o tempo tivesse parado e aquele espírito de união e companheirismo não tivesse sido abalado com o passar dos anos. Talvez a superação dos desafios que fomos colocados a prova naquele intenso ano de 1984 e que foram somente superado pelo esforço coletivo fosse o grande motivo de manter tão forte relação de amizade.
No võo de volta ao Rio, fiquei pensando que atualmente existem vários cursos de liderança e de valorização do trabalho em equipe mas muitos acabam sendo superficiais ou se tornando apenas uma recomendação de boas práticas.
Em nosso curso no CPOR/SP - ao longo de um ano completo - as questões de liderança eram colocadas a prova e todo um grupo dependia de sua decisão e este mesmo grupo suportava e apoiava sua decisão. Na essência a base da liderança eram os valores morais e éticos tão destacados em nossas instruções. Olhando para trás e vendo o mundo hoje, fico cada vez mais seguro que não existe liderança se não houver uma base forte de valores e isto nenhum curso de liderança corporativa nos dias de hoje pode consolidar em uma par de semanas.
Este texto é dedicado aos meus irmãos de CPOR/SP - por compartilhar os mesmos valores que nos fazem ter orgulho desta instituição.