sábado, 24 de julho de 2010

A soma das partes é mais que o Todo, um efeito Gesltalt na Saúde. Conheça e Apoie o Trabalho da Associação Saúde Criança

A Associação Saúde Criança (ASC), fundada em 1991 pela Dra.Vera Cordeiro – Clínica Geral, com especialização em Psicossomática - é uma Organização Social, sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa.

O constante ciclo internação-reinternação das crianças atendidas no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro - que recebiam alta sem estrutura básica para continuação do tratamento em casa - causava indignação dos profissionais da área de Saúde daquela instituição. O fato dos pacientes retornarem muitas vezes em estado ainda mais grave, chegando em alguns casos a falecer, fez com que médicos, enfermeiros e membros da sociedade civil se mobilizassem e criassem a associação.

O objetivo principal da Saúde Criança é reestruturar as famílias dessas crianças, atuando com o Plano de Ação Familiar (PAF), que engloba cinco áreas importantes: saúde, profissionalização, moradia, educação e cidadania.
Hoje, a ASC funciona com o imprescindível apoio de cerca de 140 voluntários e mais 38 funcionários que dão atendimento a 250 famílias e 850 crianças e adolescentes. São três unidades de atendimento: Sala de Recreação do Hospital da Lagoa; Sede, no Parque Lage e Casa das Oficinas / Administração, no Jardim Botânico.

“Nosso sonho é ver a reprodução dessa ação em todos os hospitais públicos do Brasil. E, sendo otimista, em todas as áreas onde haja esse tipo de problemática no mundo.”
Vera Cordeiro – Fundadora da Saúde Criança

Associação Saúde Criança