sábado, 13 de fevereiro de 2010

"Se quiser fazer as pazes com o seu inimigo, você tem que trabalhar com ele. Daí, ele se torna seu parceiro."

No ano da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, coincidentemente se comemora também o vigésimo aniversário da libertação de Nelson Mandela depois de 27 anos de prisão. A frase que dá o título a este texto foi dita por ele. No mundo corporativo, este espírito de reconciliação e não de vingança é o que diferencia os Líderes dos "perseguidores pelo poder". Apesar de toda racionalidade e generosidade que esta frase pode ter, talvez seja muito difícil para muito de nós conseguir executá-la, principalmente no ambiente corporativo. Mas é sempre importante colocar um contexto maior, e aqui vai uma frase que muitos amigos já ouviram eu pronunciar : O seu RG vem antes do CNPJ. Em outras palavras, você como Profissional, do ponto de vista de sua carreira, vem muito antes do momento pontual dentro de uma empresa. Então pense que o posicionamento profissional não pode destoar ao longo de sua vida profissional e que haverá sempre pessoas não alinhadas com o seu pensamento mas os Líderes sabem trabalhar com eles e torná-los parceiros.
Em um mundo de constantes mudanças e incertezas somente a colaboração em massa - os movimentos conjuntos - poderão levá-lo a um caminho mais fácil de trilhar. Pense que outros RG´s estão vivendo o mesmo momento que você e que a sua história é muito maior que um breve momento. E como podemos fazer isto ? Para responder esta pergunta, vem outra frase de Nelson Mandela :
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
A Educação, no sentido amplo, é a forma que devemos usar para transpor os desafios com o Conhecimento e Sabedoria. Mas isto não é ato isolado e sim um movimento de toda uma Comunidade e de forma contínua, dia após dia. Aliás este é o conceito da ideologia africana Ubuntu : eu sou o que sou pelo que todos nós somos.