sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Mudança, o Compromisso com o Conhecimento e Fiel aos Princípios..




Muitos amigos me perguntaram o motivo da mudança que estou fazendo na minha vida profissional neste começo de 2010. Aparentemente não é tão lógico trocar o conforto provido por uma posição consolidada como executivo de uma empresa multinacional que está entre os principais players de seu mercado por um Projeto Pessoal. Além disto, deixar como parte da minha história passada a referência do reconhecimento de 07 participações consecutivas no "Accountability Circle" - iniciativa global que a empresa promove anualmente para os seus Profissionais que se destacam no Desenvolvimento de Negócios de forma Sustentável ao redor do mundo.
Acho que a resposta está um pouco nesta declaração do Ayrton Senna que encontrei no Youtube. Nada é eterno nesta vida, e acredito que devemos tentar ser o fator de mudança positiva para o meio em que vivemos. Nossa existência não pode ser reduzida a questões de status e ego, pois são aspectos momentâneos e superficiais.
Ao longo dos últimos 10 anos, nas minhas viagens profissionais, tive a oportunidade de conhecer e atuar com Profissionais e Empresas de várias origens ( na América do Norte, na Europa, na Oceania e na América Latina ) e pude entender um pouco o processo da Globalização e seus Impactos ( Positivos e Negativos ) no mercado da Engenharia e Infraestrutura. O fato é que existe uma revolução nos Processos como conhecemos localmente e está acontecendo de forma definitiva e com vários aspectos e dimensões que devem ser consideradas localmente como uma Oportunidade e não uma Ameaça, porém mesmo assim, devemos estar fiéis aos nossos princípios - aqueles que nos movem e que foram a base de nossa formação.
Ao voltar a minha atenção ao Meio Acadêmico neste ano e trabalhar na promoção das questões da Melhores Práticas Globais, Processos e Tecnologia porém contextualizada a nossa realidade local, acredito que será uma nova experiência rica na troca e na interação com a Comunidade de Engenharia e Infraestrutura. De certa forma, será uma ampliação dos meus Conhecimentos, propiciando também a contrapartida de uma potencial mudança em algumas Organizações, porém mantendo-se fiel aos seus princípios básicos.
Enfim, o Ayrton já sabia disto há muito tempo atrás: nada é eterno e temos que ser fiéis aos nossos princípios. Que falta que este Brasileiro faz.