quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Novos Horizontes Profissionais em 2010



Rio de Janeiro, Dezembro de 2009

À Comunidade de Engenharia Nacional,

Estamos chegando ao final de mais um ano que foi muito positivo para a consolidação da posição de  destaque da  operação brasileira da Bentley Systems, provedor global de softwares de Engenharia para Empreendimentos de Infraestrutura Sustentada.  Apesar dos desafios que tocaram a maioria das empresas no mundo, conseguimos não só manter o nosso principal ativo interno – Capital Humano – como justificamos a abertura de novas posições para a operação local, comprovando que a filosofia de relacionamento transparente e de longo prazo com os Usuários além dos Programas Flexíveis de Licenciamento da são uma tendência global e totalmente aderente ao mercado brasileiro.
Alinhado totalmente aos valores da Bentley Systems,  tenho  pessoalmente defendido sempre a prática da ética concorrencial, transparência corporativa e o relacionamento de longo prazo entre as Empresas. Tendo  estes valores em mente e o compromisso com a Comunidade de Engenharia no Brasil, acredito que  é importante  compartilhar com vocês sobre a  operação brasileira da Bentley Systems para 2010 e,  em especial para os mercados  Plant&Building - Engenharia de Infraestrutura - que atualmente estou responsável.
O objetivo é esclarecer oficialmente alguns pontos para reforçar o compromisso da Bentley Systems com o mercado Brasileiro e alguns pontos que profissionalmente tenho abordado nos últimos anos:

  • Nestes mais de 20 anos de serviços prestados a  Engenharia, tanto atuando do lado Usuário  e como Provedor de Tecnologia, tentei sempre respeitar a diversidade e o poder de escolha das Empresas. Ter um único fornecedor exclusivo e “padronizado” pode levar a um viés de valores e tornar o meio (Softwares) mais importante que o objetivo final ( Empreendimentos ) e,  principalmente um  total descompasso com as principais tendências e práticas globais onde Interoperabilidade e a Sustentabilidade  são as palavras-chaves.  Afinal, nenhum provedor de Tecnologia tem a melhor solução para todas as necessidades.
  • Nas apresentações corporativas ou palestras pela Bentley Systems nos últimos anos, tenho colocado  a minha  preocupação com estes  aspectos relevantes para uma melhor  Competitividade da Engenharia Nacional  em um Cenário Global cada vez mais Competitivo.  Destacando-se  especialmente a preocupação com os Processos e Tecnologias de Engenharia e de Construção – que podem contribuir para um resultado mais efetivo para todo o  ciclo de vida dos Empreendimentos.
  • Nos últimos 7 anos, tive a oportunidade de participar de eventos internacionais independentes (não exclusivos e promovidos por um único provedor de Tecnologia) sobre Automação de Engenharia  e Construção  e tenho constatado a cada ano, nas apresentações de CEO´s, CIO´s, Diretores e Gerentes de Engenharia e Construção tanto de  Owner-Operators como das EPC`s o crescimento da importância da Automação na Estratégia de Negócios das principais empresas globais envolvidas nos  Empreendimentos de  Infraestrutura.  Sendo que esta Automação é baseada em metodologia sistêmica, boas práticas globais e processos de colaboração e não focada em padronização de softwares ( modelo dos anos 90 ): A Informação é mais importante que o Software que a gerou.
Ao longo dos últimos anos, os três pontos acima me ajudaram a consolidar a decisão  para um novo projeto profissional e desafio pessoal em 2010, que tem componentes ligados ao Meio Acadêmico, apoio consultivo de forma independente a Engenharia e Construção Nacional (baseado em Processos, Tecnologias e Práticas Globais) e questões de Sustentabilidade nos Empreendimentos – aspectos  tão relevantes e necessários aos desafios e oportunidades que a Engenharia de Infraestrutura Nacional tem e terá nos próximos anos.
Com a compreensão e respeito dos Vice-Presidentes da Bentley Systems por esta decisão pessoal  que não possibilitaria conciliar o meu tempo com as minhas atuais atividades profissionais, iniciamos em Julho deste ano um processo interno de transição, para que em 2010 eu tivesse a possibilidade de levar a frente este projeto e criar também as condições necessárias para a continuidade da Bentley Systems  em seu compromisso com os Usuários no mercado Brasileiro. Sendo assim, durante este processo,  entre as várias ações já realizadas internamente, qualificamos  dois profissionais que compartilham dos mesmos valores éticos, possuem alto grau de profissionalismo e o comprometimento necessário  que são fundamentais  neste  processo de sucessão.  É com muita satisfação que podemos anunciar oficialmente agora os nomes destes profissionais, são eles: Daniel Gonçalves e Edgar Takano. Ambos já  contam com o apoio dos Vice-Presidentes da Bentley Systems e darão continuidade ao trabalho que vínhamos desenvolvendo.
Deste modo, a partir de 01 de janeiro de 2010 estarei iniciando uma nova fase na minha vida profissional  e me desligando da Bentley Systems  que me propiciou um ambiente favorável para um trabalho transparente, colaborativo com os Usuários  e principalmente ético ao longo dos anos.
Não posso deixar de registrar minha gratidão a todos da Comunidade de Engenharia  que me apoiaram para o desenvolvimento do meu trabalho na condução da Operação de Negócios Mercosul da Bentley Systems. E posso garantir seguramente que a Amizade e o Respeito Profissional conquistado ao longo destes anos, levarei comigo como fonte de inspiração para esta nova fase da minha vida.
Finalmente, concluo este comunicado com uma frase que representa perfeitamente este atual momento em vários aspectos e que especialmente inspirou na minha decisão:

"A mudança não só é necessária à vida. É a própria vida." 
( Alvin Toffler )

Deixo aqui os meus sinceros votos de Sucesso e Saúde a todos vocês em 2010,

Yogui,R.
Industry Director
BENTLEY SYSTEMS LATIN AMERICA
PB ABC | Plant & Building |Argentina - Brazil – Chile