sábado, 22 de novembro de 2008

A Liderança no ambiente corporativo não se constrói pelo populismo

Ao longo da minha carreira profissional tenho visto alguns profissionais confundirem Liderança com atos de populismo. Talvez seja a herança latina das "republiquetas ditatoriais" que infestaram a América do Sul a partir do início da década de 30, onde os governantes se mantinham no poder mesmo vivendo das mazelas políticas mas dando pão e circo a sua população.

Corporativamente, existe este desvio de conceito em alguns profissionais que acreditam ter a Liderança por atos de populismo com suas equipes. Estes profissionais não percebem que estão fazendo um grande mal as suas empresas, aos seus profissionais, aos seus pares e a sua própria imagem a longo prazo.

A Liderança tem uma amplitude e responsabilidade muito maior que a miopia que estes profissionais tem ao ver suas ambições pessoais e profissionais de forma difusa. A responsabilidade de um Líder é intimamente ligada ao desenvolvimento de longo prazo dos negócios de suas Empresa, do desenvolvimento profissional de seus subordinados e não subordinados ( considerando a atual estrutura matricial nas empresas ) e o seu próprio desenvolvimento.

Novamente a palavra Sustentabilidade é trazida ao centro das discussões, pois o objetivo é que todos os atores deste cenário corporativo possam ser sustentáveis em sua atividade fim e além dela. Cabe ao Líder olhar este panorama e buscar um processo evolutivo para todos os que atuam com ele.

É possível encontrar chefes ( e não líderes ) que criam uma redoma protetora ao redor de sua equipe e todos passam a viver em uma biosfera de protecionismo assegurando sua existência momentânea nas corporações mas sem uma visão evolutiva e sustentável de longo prazo.

O que eu quero dizer é que cabe ao Líder, desenvolver sua equipe de forma a gerar potenciais sucessores e considerar sua responsabilidade pessoal o desenvolvimento profissional de cada membro de seu time, de forma a estender a visão da função destes profissionais dentro da empresa para um condição de prepará-los para estarem melhor posicionados frente a qualquer cenário futuro dentro ou fora da Empresa.

Como nas republiquetas ditatoriais do passado, o chefe ( e não Líder ) quer ter uma permanente dependência de sua equipe à sua pessoa, enquanto que o real Líder quer desenvolver as melhores aptidôes dos profissionais que trabalham com ele ( subordinados ou não )para que todo o grupo possa ganhar com isto.

Ao assumir uma equipe, pense se você quer ser Líder ou Chefe. A Liderança não é o caminho mais fácil mas dará a você uma satisfação que extrapola a sua função, pois estará preparando de forma responsável novos Líderes que as Empresas precisam e o país também.